A peça de vidro após ser cortada acaba gerando bordas que ficam cortantes e irregulares. Para deixar o produto mais bem acabado e seguro essas bordas recebem um acabamento, o qual chamamos de lapidação.
Este processo atribui formas e características especiais à medida que é realizada, tornando aquela peça única, de fácil manuseio e mais resistente contra trincas e quebras.
Saiba tudo sobre este importante processo e seu papel no design contemporâneo. Confira!
Como é realizada a lapidação de vidro
A lapidação é um processo presente na história da humanidade há muitos anos. Antigamente, era realizado de forma manual em que os operários utilizavam discos de ferro fundido com areia ou pedras e passavam sobre a superfície da peça. Nos dias de hoje, este processo foi totalmente automatizado e o trabalho manual agora é realizado por máquinas.
As máquinas lapidadoras são compostas por rebolos diamantados, peças que contém uma grande quantidade de grãos abrasivos de diamante industrial sintético. Esse material tem alta capacidade de corte, além de ser muito afiado, o que auxilia no acabamento. Com o avanço da tecnologia, é possível garantir muitas combinações dentro da lapidação, garantindo um trabalho mais eficiente e personalizado.
Esses grãos abrasivos lapidam o vidro até o ponto determinado. Além de garantir formas à peça, também atribui maior resistência e durabilidade, pois ao ser lapidado, o vidro sofre menos chances de trincar ou estilhaçar.
Tipos de lapidação
O processo de lapidação se divide em algumas opções que resultam em formatos diferentes, de acordo com a demanda do projeto. Veja algumas delas:
-Lapidação reta – um dos tipos mais comuns e se caracteriza pela lapidação da borda em formato reto;
-Lapidação meia cana – também uma das mais utilizadas e deixa a borda do vidro em forma de meia cana;
-Lapidação 45° – as bordas do vidro ficam chanfradas em ângulo de 45°.
-Lapidação 2G, 3G e OG – produz diversas camadas chanfradas de vidro na borda da peça;
Benefícios do vidro lapidado
A lapidação garante que o vidro seja mais seguro, retirando das bordas pontas que podem causar feridas e outras lascas que ficam devido ao corte ou quebra da peça.
Além disso, esse processo também auxilia a destacar melhor o acabamento e recortes tanto do vidro quanto do espelho, atribuindo um estilo único.
É indiscutível que a lapidação tem se aperfeiçoado e produzido peças cada vez mais bonitas e estilosas, para diversas utilizações, principalmente na decoração de paredes, tampos de mesas e móveis. A lapidação do vidro, quando bem realizada, consegue agregar valor à peça como um todo.
O segredo para manter a qualidade
O segredo para manter a qualidade da peça de vidro é a lapidação realizada. Por este motivo, a Tecnovidro tem um super cuidado com todos seus materiais para que possa entregar ao cliente a melhor opção do mercado.
O tratamento das peças é tão importante que é capaz de definir o valor de todo um projeto – e garantir sua durabilidade e beleza.
Se você também gosta de ficar atento às novidades e curiosidades da indústria do vidro, fique ligado aqui no nosso blog e não perca nada!
Redes
Sociais