Voltar para o top Voltar para o top

Blog

LINHA DE PARA-BRISAS: ENTENDA O PROCESSO


A Tecnovidro, empresa especialista em soluções inovadoras em vidro, acaba de fazer um investimento de 20 milhões de reais para adquirir o forno mais moderno da América Latina e produzir para-brisas de alta qualidade ao setor automobilístico e de maquinário agrícola. 
 

Com sede na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a Tecnovidro se tornou uma das poucas empresas a terem essa tecnologia que permite fabricar para-brisas com mais qualidade e precisão. O investimento abrange aquisição de equipamentos, modernização do parque fabril, montagem de laboratórios de testagem, reorganização da área construída e treinamento de equipes. 

O novo forno tem capacidade de produzir desde para-brisas menores para linhas leves, como automóveis, até para-brisas de grandes dimensionais para linhas pesadas como ônibus, caminhões e cabines agrícolas. Mesmo que seja possível abranger todos estes mercados, o foco inicial será o fornecimento para encarroçadoras de ônibus, linha agrícola e linha amarela.

Entre os diferenciais do equipamento está a sua tecnologia, que proporciona maior precisão e controle dos parâmetros de processo durante a fabricação das peças, garantindo uma qualidade superior de acabamento. 

A produção dos para-brisas passa por vários estágios, iniciando com o corte do vidro em formato desejado utilizando-se dos equipamentos que a Tecnovidro já possui. Olha só: 

O vidro é cortado com o formato desejado utilizando-se dos equipamentos que a Tecnovidro já possui.

Os para-brisas sempre serão laminados, processo que consiste em unir dois vidros através de um adesivo plástico entre eles. 

Após o corte das peças, as duas partes que irão compor o para-brisa são posicionadas sobre um molde e levadas até o forno de conformação, onde são submetidas a um lento aquecimento fazendo com que, pela própria gravidade, as chapas planas se curvem conforme o molde.  

Esse forno é o mais moderno da américa latina e permite que o vidro seja moldado com mais precisão e controle através da precisão na disposição dos pontos de calor.

 

São instaladas guarnições de borracha de silicone especiais ao redor do perfil dos vidros para que com auxílio de vácua haja a eliminação de todo o ar entre os vidros. 

Depois o vidro é levado para uma sala limpa, um ambiente no qual a temperatura e umidade do ar são controlados em 100% do tempo. Nesse estágio é feita a preparação para a laminação, onde entre as duas camadas de vidro é colocado o PVB (polivinil butiral) que posteriormente será responsável pela união das peças. 

Por último, o vidro é colocado em uma autoclave, uma câmara onde se aplica tempera em pressão que fará a fusão do PVB e assim unindo um vidro no outro, deixando a peça finalizada.
É importante ressaltar que a empresa está atenta as boas práticas ambientais, realiza o tratamento de efluentes e todo o resíduo de vidro é destinado para reciclagem sendo 100% reutilizável. 

Para conhecer mais sobre diferentes tipos de vidros e ter acesso a peças de qualidade e resistência, acesse o site da Tecnovidro e conheça a empresa e toda a nossa linha de produtos.  

 

Solicite o seu orçamento

Transforme sua ideia em vidro!

Este site utiliza cookies para facilitar sua navegação, permitindo que você utilize as funcionalidades disponíveis.
Ao continuar em nosso site, entendemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade.